sábado, 14 de agosto de 2010

A entrada do pecado no mundo


Versículos base:
Tiago. 1:14,15 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 Depois, havendo a concupiscência concebido, da à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Genesis 3:6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu
Marido, e ele comeu com ela.

Em Tiago, capitulo 1º a bíblia nos mostra como se procede o ato de pecar (desobedecer, transgredir, perverter, rebelasse ou errar o ALVO)

1º a pessoa é atraída
Tentado
engodado (aliciado, cantado, convidado ou seduzido)
4º Pela sua própria concupiscência (Forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos)
concebido (armado, arquitetado, imaginado, bolado, idealizado e inventado)
dar a luz (nascer, passar a existir, surgir, acontecer, aparecer, brotar)
consumado (maduro ou completo)
Gera a morte (a morte aqui descrita é o saldo do pecado, o resultado da desobediência) ou como disse o apostolo Paulo.

Romanos 6:23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.


Bem parecido como aconteceu na tentação do EDEN, a serpente enganou a EVA e por sua vez também a ADÃO.

Como descrito no livro de Genesis.


1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore
do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu
marido, e ele comeu com ela.

Nota:

Note o que fez Eva: olhou, apanhou, comeu e deu. Geralmente a batalha é perdida no primeiro olhar. A tentação costuma iniciar através de um simples olhar para algo que se deseja. Você tem lutando com a tentação porque não aprendeu que o olhar é o primeiro passo em direção do pecado? Você venceria com mais freqüência se seguisse o conselho de  Paulo, para fugir das coisas que produzem maus pensamentos.  2 Timóteo 2:22 Foge também das paixões da mocidade e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com aqueles que invocam o Senhor com um coração puro

AQUI USAREMOS A TRADUÇÃO: NTLH

1  A cobra era o animal mais esperto que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: — É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?
2  A mulher respondeu: —Podemos comer as frutas de qualquer árvore,
3  menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos.
4  Mas a cobra afirmou: —Vocês não morrerão coisa nenhuma!
5  Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6  A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu.

Vemos aqui a primeira atuação de satanás como tentador de nossas vidas através da serpente que Deus colocara no jardim.

Tentou confundir a Eva: — É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?

Depois ele usou uma mentira, ou seja, desmentindo a DEUS: Mas a cobra afirmou: — Vocês não morrerão coisa nenhuma!

Se Deus já antes tinha dito: mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

Muitas das vezes acontece o mesmo conosco, sabemos que tal coisas é proibida por Deus e mesmo assim procuramos de todas as maneiras fazer.

Às vezes até coremos risco de vida e também colocamos a vida de outros em risco, para tais coisas fazer.

Irei adicionar o caso do rei DAVI com BETE-SEBA, apenas para termos idéia de como nasce o pecado no nosso coração, mas a mensagem principal continua: a queda e a entrada do  pecado no mundo.

2 Samuel 11:2-4 E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3 E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
4 Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela

Com o rei Davi aconteceu a mesma coisa que aconteceu com Eva no paraíso, ele estava no alpendre da casa real, quando avistou a bate-Seba tomando banho, nesse instante no seu coração a desejou.
Em seguida mandou saber quem era aquela mulher, e mesmo sabendo que era esposa de Urias um dos oficias do seu exercito, não desistiu de possui La, pelo contrario tramou a morte de Urias seu esposo para poder ficar com ela, cometendo assim dois pecados, um adultério e um homicídio.

Será que Davi não sabia que estava cometendo um pecado? Pois a lei é clara quando diz:

Não adulterarás!
Não matarás!

Mas o senhor não se agradou da conduta de Davi, como vemos em 2 Samuel 11:27 Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.

O SENHOR Deus mandou que o profeta Natã fosse falar com Davi.

Natã foi e disse: — Havia dois homens que viviam na mesma cidade: um era rico, e o outro era pobre. O rico possuía muito gado e ovelhas, enquanto que o pobre tinha somente uma ovelha, que havia comprado. Ele cuidou dela, e ela cresceu na sua casa, junto com os filhos dele. Ele a alimentava com a sua própria comida, deixava que ela bebesse no seu próprio copo, e ela dormia no seu colo. A ovelha era como uma filha para ele. Certo dia um visitante chegou à casa do homem rico. Este não quis matar um dos seus próprios animais para preparar uma refeição para o visitante; em vez disso, pegou a ovelha do homem pobre, matou-a e preparou com ela uma refeição para o seu hóspede.

Então Davi ficou furioso com aquele homem e disse:  Eu juro pelo SENHOR, o Deus vivo, que o homem que fez isso deve ser morto! Ele deverá pagar quatro vezes o que tirou, por ter feito uma coisa tão cruel! Então Natã disse a Davi: Esse homem é você. E é isto o que diz o SENHOR, o Deus de Israel:

“Eu tornei você rei de Israel e o salvei de Saul. Eu lhe dei o reino e as mulheres dele; tornei você rei de Israel e de Judá. E, se isso não bastasse, eu lhe teria dado duas vezes mais. Por que é que você desobedeceu aos meus mandamentos e fez essa coisa tão horrível? Você fez com que Urias fosse morto na batalha; deixou que os amonitas o matassem e então ficou com a esposa dele! Portanto, porque você me desobedeceu e tomou a mulher de Urias, E também afirmo que farei uma pessoa da sua própria família causar a sua desgraça. Você verá isso quando eu tirar as suas esposas e as der a outro homem; e ele terá relações com elas em plena luz do dia. Você pecou escondido, em segredo, mas eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver.”

Antes de tomarmos qualquer atitude devemos primeiro analisar quais serão as conseqüências!

As conseqüências do pecado


Foi o que aconteceu com Adão e Eva e também com, Agiram sem pensar no que poderia acontecer com eles.

Por desobedecer a Deus, Eva junto com seu esposo Adão perdeu o direito de morar no jardim do éden, o PARAISO que Deus tinha preparado para eles, La não precisaria trabalhar para seu sustento, pois o próprio Deus já tinha preparado tudo.

Tomando eles assim a recompensa do PECADO.

Para a mulher Deus disse: Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará.

E para Adão Deus disse o seguinte: Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo. Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.

O plano de satanás é!

1º Duvida: Faz você questionar a palavra de Deus.
2º Desencorajar: Faz você olhar para os seus problemas e não para Deus.
3º Desvio: Faz as coisas erradas parecerem atraentes, ao invés das coisas certas.
4º Derrota: Faz você sentir-se um fracassado e não ter ânimo de sequer tentar.
5º Demora: Faz você adiar algo de modo que nunca consiga terminar

Nenhum comentário:

Postar um comentário