quinta-feira, 19 de agosto de 2010

QUEM ÉS TU?



QUEM ÉS TU?

Texto base.

João 8:25 Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.

Certo dia perguntaram a Jesus! Quem és tu?

Pergunta que até o dia de hoje mexe com o pensamento de muitas as pessoas!

Homens que se consideram sábios mais ainda negam que Jesus realmente existiu se esquecendo muitas vezes que isso é um FATO.

Jesus de Nazaré transformou o mundo. Jamais houve e jamais haverá alguém como Ele. Ele é o tema de mais livros, peças, poesias, filmes, e manifestações de adoração do que qualquer outro homem na história da humanidade. Ele dividiu a história humana em duas partes; a.C. e d.C. – "antes e depois de Cristo".

Só que não existem palavras (expressão verbal) para traduzir esta indagação, QUEM É JESUS?

  • A pessoa mais notável de todos os tempos?
  • O maior líder?
  • O maior mestre?
  • Quem tem feito os maiores benefícios pela humanidade?
  • Quem viveu a  vida mais santa que alguém já viveu?
O que as pessoas dizem que ele é!

  • Responderam eles: João Batista, mas outros dizem que Elias, e outros ainda que ressuscitou um dos antigos profetas.
O que os escritores bíblicos dizem que ele é!

  • João diz que “o Verbo era Deus”. JESUS É DEUS
  • Pedro, disse: O Cristo de Deus.
  • Tomé declarou: “Senhor meu, e Deus meu!
  • Isaias disse: e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
  • Os anjos anunciaram: vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
  • Jeremias nomeou: O SENHOR, Justiça Nossa.
  • Zacarias falou Eis aqui o homem cujo nome é Renovo
  • João batista. Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
  • O apostolo Paulo: único mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem


O próprio Jesus declara quem ele é:

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.
                           João 6:35

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer desse pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
                           João 6:51

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
                           João 8:12

Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai, que me enviou.
                           João 8:18

E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
                           João 8:23

Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, conhecereis quem eu sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.
                           João 8:28

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou.
                           João 8:58

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
                           João 10:9

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
                           João 10:11

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
                           João 11:25

Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
                           João 12:46

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
                           João 14:6


Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
                     João 15:1
                                  
Eu e o Pai somos um
João 8:30


Jesus em cada livro do Antigo Testamento

Em Gênesis, Ele é chamado de "semente da mulher".
Em Êxodo, Ele é o cordeiro pascal.
Em Levítico, Ele é apresentado como sumo sacerdote.
Em Números, Ele é a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.
Em Deuteronômio, Moisés fala dEle como sendo profeta.
Em Josué, Ele é o líder da nossa salvação.
Em Juízes, Ele aparece como nosso juiz e legislador.
Em Rute, Ele é resgatador.
Em 1 e 2 Samuel vemos a Jesus como nosso verdadeiro profeta.
Em Reis e Crônicas, Ele é o nosso Senhor Soberano.
Em Esdras, Ele aparece como o homem que restaura os muros caídos de nossa existência humana.
Em Neemias, vemos o Senhor como nossa força.
Em Ester, Ele é o nosso Mordecai.
Em Jó, Ele é chamado de nosso Salvador eternamente vivo.
Nos Salmos, Ele é nosso bom pastor.
Em Provérbios e Eclesiastes, Ele brilha como nossa sabedoria.
Em Cantares, Ele é o noivo que nos ama.
Em Isaías, Ele é chamado de "Príncipe da paz".
Em Jeremias, Ele aparece como o "renovo de justiça".
Em Lamentações, Ele é nosso profeta que chora.
Em Ezequiel, Ele nos é apresentado como o homem maravilhoso "com quatro rostos".
Em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha ardente.
Em Oséias, Ele aparece como o marido fiel, que é casado com uma infiel (Israel).
Em Joel, Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.
Em Amós vemos Jesus como aquele que carrega nossos fardos.
Em Obadias, Ele é poderoso para salvar.
Em Jonas, Ele está diante de nós como o grande missionário para os gentios.
Em Miquéias, Ele é o Deus encarnado (Mq 5.1).
Em Naum, Ele é mencionado como o juiz escolhido por Deus.
Em Habacuque, Ele é o evangelista de Deus que clama: "Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos" (Hc 3.2).
Em Sofonias, Ele se manifesta como nosso Salvador.
Em Ageu, Ele é o restaurador da herança de Deus perdida.
Em Zacarias, Ele é apresentado como a fonte aberta da casa de Davi que purifica os pecados e as impurezas.
Em Malaquias, Ele se mostra como o "sol da justiça" com a "salvação nas suas asas" (Ml 4.2).

Sua grandeza

Uma edição da "Enciclopédia Britânica" usa 20.000 palavras para descrever a pessoa de Jesus. Essa descrição ocupa mais espaço que a de Aristóteles, Cícero, Alexandre, Júlio César, Buda, Confúcio, Maomé ou Napoleão Bonaparte.
Eis o que disseram sobre Jesus algumas personalidades conhecidas:
Rousseau: "Conseguir inventar ou criar a história de uma vida como a de Jesus seria um milagre maior do que foi Sua existência real."
Napoleão, que cobriu de guerra a metade da Europa, escreveu em seu diário ao final de sua vida: "Com todos os meus exércitos e generais, por um quarto de século não consegui subjugar nem um único continente. E esse Jesus, sem a força das armas, vence povos e culturas por dois mil anos."
Ao conhecido historiador H. G. Wells foi perguntado: quem mais influenciou e marcou a história? Ele respondeu que, considerando a grandeza de uma personalidade conforme os aspectos históricos, a pessoa de Jesus Cristo está em primeiro lugar.
E o historiador Kenneth Scott Latourette afirmou: "Quanto mais o tempo passa, mais óbvio se torna que Jesus, por Sua influência na história, viveu neste planeta a vida de maior significado para a humanidade. E Sua influência parece aumentar mais e mais".
Ernst Renan fez a seguinte observação: "Na área religiosa, Jesus é a figura mais genial que jamais viveu. Seu brilho é de natureza eterna e Seu reinado jamais acaba. Ele é único em qualquer sentido e não pode ser comparado a ninguém. Sem Cristo não se entende a história."
O historiador Philip Schaff escreveu sobre Jesus: "...Ele disse palavras de vida como jamais haviam sido pronunciadas antes dEle. Elas produziram efeitos jamais alcançados por qualquer outro orador ou poeta. Sem escrever uma única linha, Ele movimentou mais penas e forneceu mais material para pregações, discursos, discussões, obras de ensino, de arte e hinos do que todo o exército de grandes homens da antigüidade e da era moderna". Outra pessoa expressou-se sobre as palavras de Jesus da seguinte maneira: "São as palavras de uma pessoa perfeita. Uma vez pronunciadas, elas não se calam. Ao contrário, seu som fica cada vez mais forte, seu eco ressoa até nossa época e ainda hoje move os corações. Seu Evangelho é descrito como poder (dinamite) de Deus (Rm 1.16). Jesus jamais falou palavras vãs. Quando Ele falava, até a mais simples palavra pesava como uma rocha. Tudo o que Ele diz alcança o fundo, atinge o alvo, e seu eco continua ressoando nos corações."

Bíblia nos ensina que Jesus Cristo é maior que tudo. Só na Epístola aos Hebreus encontramos as seguintes afirmações:
  • Jesus é maior que os anjos (Hebreus 1.1 a 3.19).
  • Jesus é maior que o sacerdócio de Arão (Hebreus 4.1 a 6.20).
  • Jesus é maior que as revelações do Antigo Testamento (Hebreus 7.1 a 8.13).
  • Jesus é maior que todos os santuários e sacrifícios do Antigo Testamento (Hebreus 9.1 a 10.39).
  • Jesus é o Autor e Consumador de toda a fé (Hebreus 11.1 a 12.3).

Sua vida sem pecado

Você conhece a oração que o próprio Jesus nunca orou? Trata-se da oração do Pai Nosso. Jesus a ensinou, mas Ele próprio não a orava porque não havia necessidade, principalmente o pedido: "...perdoa-nos as nossas dívidas..." Jesus era sem culpa, sem pecado, completamente puro. Por isso Ele nunca teve de arrepender-se de alguma coisa que tivesse feito; por essa razão Ele nunca precisou pedir perdão pelos Seus próprios pecados, nem pedir desculpas aos outros. Ele sempre se humilhava em lugar dos outros, Ele levou nossos pecados sobre Si. E Ele orou: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem".Jesus não tinha pecado, por isso era Santo e Justo:
  • A mulher de Pilatos mandou dizer ao marido: "Não te envolvas com esse justo."
  • O próprio Pilatos teve de admitir: "Não vejo neste homem crime algum."
  • O malfeitor na cruz exclamou: "...este nenhum mal fez."
  • O centurião romano junto à cruz teve de concordar: "Verdadeiramente, este homem era justo."
  • Até os demônios reconheceram: "Bem sei quem és: o Santo de Deus!"
Resumindo: Jesus Cristo não teve pecado – ao contrário de todas as outras pessoas e dos fundadores de religiões que já viveram.
H. Bender escreveu sobre Jesus: "Em meio à história do mundo encontra-se uma figura, inserida nessa história em todos os seus aspectos, mas que a tudo sobrepuja. É Jesus Cristo. Ele é completamente diferente, Ele é singular. Ele é o único que podia ousar colocar-se diante de uma multidão hostil e fazer-lhe a pergunta: "Quem dentre vós me convence de pecado"? A única resposta foi o silêncio da platéia, uma resposta eloqüente. Sua vontade estava plenamente inserida na vontade de Deus. Sua postura era completamente dirigida por Deus e direcionada para Deus. Nele não havia discrepância, não havia imperfeição alguma."
Em Romanos 8.3 está escrito: "...Deus pôs em ação um plano diferente a fim de nos salvar. Enviou seu próprio Filho, em corpo humano como o nosso – com a exceção de que o nosso é pecador – e destruiu o controle do pecado sobre nós, dando-Se a Si mesmo como sacrifício por nossos pecados" (A Bíblia Viva, veja também 1 Pedro 2.22 e Hebreus 4.14).

Sua divindade

Pasteur, importante médico e cientista francês, formulou assim sua opinião acerca da divindade de Jesus: "Em nome da ciência eu proclamo a Jesus Cristo como Filho de Deus. Meu senso científico, que valoriza muito a relação entre causa e efeito, compromete-me a aceitá-lo como fato. Minha necessidade de adorar encontra nEle a mais plena satisfação."
Que Jesus Cristo é o Filho de Deus é testemunhado em inúmeras passagens do Antigo e do Novo Testamento.
A Bíblia apresenta Jesus como sendo ao mesmo tempo perfeitamente humano (embora sem pecado) e perfeitamente divino (veja também Isaías 9.5-6; João 1.1-2; 3.16; 8.58; Colossenses 1.15-19; 1 Timóteo 3.16; Hebreus 13.8; 1 João 5.20). A carta aos Filipenses diz de Jesus: "pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens" (Filipenses 2.6-7). Em outras palavras: Ele não agarrou-se à Sua divindade, mas humilhou-se por amor a nós. Em outro lugar o próprio Jesus disse: "Eu e o Pai somos um" (João 10.30).
Em Colossenses 1.19-20 está escrito: "Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus." A Bíblia Viva diz: "Porque Deus queria que tudo dEle mesmo estivesse em seu Filho. Foi por meio daquilo que seu Filho fez que Deus abriu um caminho para que tudo viesse a ele, todas as coisas no céu e na terra, pois a morte de Cristo na cruz trouxe para todos a paz com Deus através de seu sangue." Jesus é o único em quem Deus realmente habitou plenamente (portanto, Ele não é apenas mais um dentre os muitos fundadores de religiões!). Jesus é Aquele que resgatou todo o Universo e, portanto, também chegará ao objetivo com ele..." Por isso, em profunda adoração, só podemos citar a passagem de Isaías 46.5: "A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo?"


Jesus, Tu és diferente


Tu ficaste ao lado da mulher adúltera,
quando todos se afastavam dela.



Tu entraste na casa do publicano,
quando todos se revoltavam contra ele.



Tu chamaste as crianças para junto de Ti,
quando todos queriam mandá-las embora.



Tu perdoaste a Pedro,
quando ele próprio se condenava.



Tu elogiaste a viúva pobre,
quando todos a ignoravam.



Tu resististe ao diabo,
quando todos teriam sucumbido à sua tentação.



Tu prometeste o paraíso ao malfeitor,
quando todos desejavam-lhe o inferno.



Tu chamaste Paulo para Te seguir,
quando todos temiam-no como perseguidor.



Tu fugiste do sucesso,
quando todos queriam fazer-te rei.



Tu amaste os pobres,
quando todos buscavam riquezas.



Tu curaste enfermos,
quando foram abandonados pelos outros.


Tu calaste,
quando todos Te acusavam, batiam em Ti e zombavam de Ti.



Tu morreste na cruz,
quando todos festejavam a páscoa.



Tu assumiste a culpa,
quando todos lavavam suas mãos na inocência.



Tu ressuscitaste da morte,
quando todos pensavam que estavas derrotado.

Jesus, eu te agradeço porque Tu és único!

Nenhum comentário:

Postar um comentário