domingo, 15 de agosto de 2010

Quem tira a sua vida, vai para o céu?



Homicida e suicida?
Homicida
ho.mi.ci.da
adj (lat homicida) 1 Relativo a homicídio. 2 Que pratica homicídios. 3 Que causa a morte de uma pessoa: Arma homicida. s m+f Pessoa que pratica homicídio.
Suicida
su.i.ci.da
adj m+f (lat sui+cida) Que serviu de instrumento de suicídio:Arma suicida. s m+f Pessoa que se matou a si própria.
Como podemos ver há uma diferencia entre as duas palavras, vejamos.

Homicida: é aquela pessoa ou ato de tirar a vida de outra.
Suicida: é aquela pessoa ou ato de tirar sua própria vida.

Vamos nos concentrar em suicídio, pois é a termo mais polemico.

Na bíblia tem poucos casos de suicídio, os que pude encontrar foram apenas 04 casos.


1º Sansão

Juízes 16:30 E disse Sansão: Morra eu com os filisteus! E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.


2º O rei Saul

1 Samuel 31:4 (NTLH)  Então disse ao rapaz que carregava as suas armas: —Tire a sua espada e me mate para que esses filisteus pagãos não caçoem de mim e me matem. Mas o rapaz estava muito apavorado e não quis fazer isso. Então Saul pegou a sua própria espada e se jogou sobre ela.


3º Aitofel conselheiro de Davi

2 Samuel 17:23 Vendo, pois, Aitofel que se não tinha seguido o seu conselho, albardou o jumento e levantou-se, e foi para sua casa e para a sua cidade, e pôs em ordem a sua casa, e se enforcou: e morreu, e foi
sepultado na sepultura de seu pai.


4º Judas Iscariotes

Mateus 27:5 E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar


Agora vamos La, nesses 04 casos que encontrei na bíblia o que me deixou mais intrigado foi o de Sansão, pois vemos no texto bíblico que ele realmente tirou a sua vida e de muitos outros (e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara na sua vida).

E encontramos seu nome na GALERIA DA FÉ em Hebreus 11:32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas.

A lei de Deus nos diz Não matarás. Êxodo 20:13

Mas alguém poderia dizer a lei esta proibindo: matar não se matar (SUICIDAR-SE)
Muito bem vamos à frente.

Em apocalipse tem um lista de praticas que os que a cometem, sua parte e o lago de fogo.

Apocalipse 21:8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Só que em ÊXODO 20:13 e Apocalipse 21:8, esta se referindo ao HOMICIDA não ao SUICIDA.

E então como fica há ou não? Salvação para a pessoa que tira sua própria vida?

Só que a bíblia também diz em: 1 coríntios 3:16,17 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.


Agora só me resta da a minha opinião, eu particularmente acho que depende da ocasião, cada caso é um caso, e entra a questão do estado psicológico de cada pessoa, há casos de distúrbios mentais que se deve levar em conta, Será que Deus responsabilizará uma pessoa que tomou tal decisão tendo suas faculdades mentais seriamente enfraquecidas? Pois a própria bíblia não fala nada especificamente sobre o SUICIDIO e sim sobre o HOMICIDIO.

Como sabemos são coisas totalmente diferentes, então eu deixo com o Senhor Jesus, ele é o reto Juiz e não condenará se não for culpado, nem tão pouco absolverá aquele que tem culpa.  

Contudo, acho incrível a facilidade de mandar pessoas para o inferno, entre elas os SUICIDAS.

PENSEM NISSO: Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
                                             Tiago 4:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário